segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Acabe com a FADIGA! Tenha uma dieta rica em alimentos energéticos

Tá cansado de se sentir desanimado? Desmotivado?
Se sente tão cansado que pensou duas vezes antes de ler esse post? Relaxa! Você não é o único! Acontece o tempo todo com pessoas de todas as profissões e lugares. Você só precisa acender seu metabolismo para estimular sua energia.
Seguem algumas dicas abaixo:


VITAMINAS DO COMPLEXO B

Vitaminas do complexo B são fundamentais para o organismo metabolizar carboidratos, gorduras e proteínas, transformando tudo em combustível que proporciona energia e vigor. Então a partir de agora inclua na sua dieta pães integrais, bastante cereais, massas, mingau de aveia, ervilha, nozes, soja, batata, banana e principalmente levedo de cerveja e "lecitina"
A lecitina contém "colina", que estimula células do cérebro a produzir acetilcolina, um neurotransmissor que age sobre células nervosas, músculos e órgãos do corpo todo.
A vitamina B12 também é muito importante para eliminar a fadiga. Para quem tem deficiência, existem inúmeros suplementos veganos (consultar vendedor e o rótulo) no mercado a preços ótimos.

CUIDADO COM OS LADRÕES DE ENERGIA!


O café e o açúcar, pelo contrário do que se diz por aí, são ladrões de energia do seu corpo. Lembra daquela vez que você utilizou aquele descongestionante nasal que no momento lhe deu um enorme alívio, mas alguns instantes depois tem um enorme efeito rebote? Com esses dois o efeito é semelhante! Logo depois de ingerir café ou açúcar você inicialmente sente uma onda de energia devido a bomba de insulina detonada no corpo. Mas quando esse efeito passa, você se sente confuso, inábil e grogue. Você fica se arrastando! 
Sem contar que a cafeína faz seus rins trabalharem mais e você passa o tempo todo sentindo vontade de ir ao banheiro.





CAPRICHE NO CAFÉ DA MANHÃ!


O café da manhã é indiscutivelmente a refeição mais importante do dia! 
Durante uma noite de sono normal você costuma queimar cerca de 500 calorias ou mais. Então quando acordar, mesmo que não sinta fome, faça uma vitamina com nutrientes que darão energia pro seu corpo durante o dia. Uma dica é utilizar leite de aveia, banana e meia colher de levedo de cerveja para fazer vitaminas. Você também pode fazer suco misto de frutas frescas e comer pão integral com geleia natural. 
Se ficar sem o café da manhã, você corre grande risco de se sentir cansado e sonolento o dia todo.
Estuda e trabalha? Tá dormindo na mesa do serviço ou na faculdade? Melhore seu café da manhã! Faça um café da manhã rico em vitaminas do complexo B e frutas!

Estas são algumas dicas para ter um pouco mais de energia durante o dia. Você também pode trabalhar em outros pontos simples como:


  • Respirar corretamente: uma grande causa da fadiga é a hiperventilação, então respire com calma e cuide da postura;
  • Faça refeições leves no almoço: sabe aquela bobeira algumas pessoas sentem depois do almoço? Isto costuma ocorrer quando ingerimos grande quantidade de gordura e caprichamos na sobremesa cheia de açúcar. São vítimas do chamado de "depressão pós-prandial", onde a temperatura do corpo cai e ficamos sonolentos e de de mau humor;
  • Evite o tédio: seja mais ativo! Participe de experiências novas. Realize suas paixões secretas. Mude sua rota, siga outros caminhos ou pegue outro tipo de condução. Abuse da arte de viver!
  • Cuide do físico e evite o excesso de peso: faça atividades aeróbicas. Pratique esportes, caminhadas, corridas, dança, ande de bicicleta, mexa-se! Seu corpo precisa de oxigenação. Cuide do peso! Imagina que cansativo deve ser carregar uma mala de 15kg ou mais durante dias, meses ou anos. Agora imagine carregar isso fisicamente. Lembre-se: menos peso, mais energia!
  • Banho na fadiga: tomar uma boa chuveirada reaviva o corpo. Vinda de cima, a água produz uma poderosa reação energizante. Lembra daquela ótima sensação de estar embaixo de uma cachoeira?
Espero que essas dicas possam ajudar você a ter um pouco mais de energia no seu dia-a-dia. Lembrando sempre: uma dieta rica em gordura animal é um prato cheio para a fadiga. Experimente o vegetarianismo e desfrute de uma vida cheia de energia!

Fonte: Wade C., Alimentos Naturais para obter mais energia. 

0 comentários: