segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas?

Você está participando de um elegante jantar festivo. Aromas que dão água na boca emanam da cozinha. Você não comeu o dia inteiro e o seu estomago está roncando.
Finalmente, após o que pareceu durar horas, a anfitriã vem da cozinha com uma travessa contendo um saboroso prato saindo fumaça.
Os aromas da carne, temperos e vegetais, preenchem o ambiente. Você se serve de forma generosa, e após satisfazer-se com algumas porções de carne macia, pergunta à sua amiga pela receita.
- Ficarei feliz em dizer, ela responde: você começa com dois quilos de carne de Golden Retriever, bem marinados, e após…
- Golden Retriever?
Você provavelmente congela: a carne em sua boca é de cachorro!
E agora? Você continua comendo? Ou fica revoltado por ter comido carne de Golden Retriever? Você afasta a carne e come apenas os vegetais?
Então sua amiga ri e lhe diz que estava brincando:
- Brincadeira. A carne de forma alguma é de Golden Retriever. É bovina!
Como você se sente a respeito de sua comida agora? O seu apetite foi completamente restabelecido? Você volta a comer com o mesmo entusiasmo que teve no início?
Seria tão diferente ou tão inferior a carne bovina?
Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas?
Trehos retirados da obra: “Why we love dogs, eat pigs and wear cows: An introduction to carnism”, de Melanie Joy, Ph. D.
Fonte

0 comentários: